A diferença entre remédio e veneno é apenas…

a DOSE! E apesar da época em que essa frase foi dita por Paracelso (pseudônimo de um cara com um nome gigante e muito feio), hoje sabe-se que isso é verdade. Por exemplo, o diazepam, usado como ansiolítico e anti-convulsivante mas que já foi (e ainda é) usado por muitas pessoas para a tentativa de suicídio. Ou a toxina botulínica, a toxina biológica mais potente da natureza, cujo alguns microgramas apenas são suficientes para matar um humano, mas que vem sendo usada para diversos fins terapêuticos como o botox. Ou mesmo o chocolate, paixão de toda mulher, mas que pode ser letal aos caninos, vem sendo usada experimentalmente para o controle de coyotes nos EUA. E também o…

Como dá pra ver, a lista é imensa. Apenas variando a dose é possivel tornar algo supostamente inofensivo ou que tem como objetivo amenizar certos sintomas, em uma substância letal (ou o inverso, vide o botox). No artigo de hoje, tentarei da forma mais simples possivél explicar os mecanismos presentes em algumas da intoxicações mais frequentes.

Chocolate

Sim, quem não gosta? É realmente uma delicia (as mulheres que o digam). Mas infelizmente seu melhor amigo vai ter que ficar sem experimentar esse manjar dos deuses, pois chocolate é altamente tóxico para eles. O chocolate possui uma substância conhecida como teobromina. O fígado humano tira esse cara ai de letra; é necessário em torno de 50kg de chocolate pra intoxicar um humano com chocolate. Já nossos amigos não possuem tanta eficiência em metabolizar essa substância, sendo necessário em torno de 100mg/kg para intoxicar um cachorro (valores podem variar de acordo com a sensibilidade do animal). Além de uma meia-vida muito alta da teobromina nessa espécie (em torno de 17h), soma-se ao fato de sua metabolização ser falha o que resulta em uma substância letal aos cães.

Os sintomas são leves, como diarréia e vômito mas dependendo da quantidade ingerida, podem haver tremores, hiperatividade, e até mesmo convulsões e arritmias cárdiacas. O tratamento é feito em cima dos sintomas além de tentar impedir a absorção (do que sobrou) do chocolate pelo trato digestório do animal.

Devido a alta toxidade em caninos, alguns cientistas americanos estudam o uso de chocolate para fazer o controle de coiotes que causam prejuizo a fazendeiros pois se alimentam de animais do gado local.

Paracetamol

Nosso amigo de longa data, presente em medicamentos famosos com o Tylenol ou o Vick, sem dúvidas é o campeão de intoxicações pelo mal uso de fármacos entre humanos. As pessoas nem imaginam que, apesar dos bons resultados anti-térmicos desse fármaco, que seu uso deve ser bem feito devido a sua toxicidade ao fígado, não só dos animais, dos humanos também. Aqui, infelizmente terei que falar um pouco sobre o metabolismo desse farmaco (metabolismo não é um assunto fácil ao meu ver). O paracetamol é metabolizado no fígado por duas vias distintas: por uma delas, é conjugado com alguns radicais gerando um composto inativo. Pela segunda via, que ocorre em menor proporção, ocorre a formação de um composto altamente reativo e causador de problemas, o NAPBQI (é uma sigla, o nome todo desse cara é muito feio). Para inativar esse cara, o fígado faz sua conjugação com uma substância conhecida como glutationa, gerando um composto toxicologicamente inerte. Ótimo, sem problemas.

O problema começa quando uma pessoa/animal ingere altas doses de paracetamol. A primeira via de metabolização, a mais segura, fica saturada, e sobra pra segunda via o trabalho. O NAPBQI é produzido em excesso, e aqui começa a baderna. E a bagunça só aumenta visto que a glutationa disponivél no figado se esgota rapidamente; o que resulta em uma liberdade total para esse serial killer do fígado. Livre e desimpedido, ele vai se ligar a outras moléculas das células hepáticas, incluindo as presentes na membrana célular destas, o que pode causar a morte dos hepatócitos. Por consequência, necrose hepática podendo chegar à falência hepática, e morte.

Triste não? A coisa pode ser pior para nossos amigos felinos: JAMAIS DÊ PARACETAMOL OU QUALQUER MEDICAMENTO CONTENDO ESTE PARA GATOS. Esses pobres seres são deficientes em uma enzima que faz parte da primeira via de metabolização do paracetamol; ou seja, a segunda via é mais usada o que leva a formação maior e mais rápida do NABPQI (e o resto da história já conhecemos).

Podem ocorrer vômitos, anorexia (não quer comer), depressão, disturbios respiratórios e todos os problemas que podem ocorrer em uma pessoa/animal quando o seu fígado é arrebentado. Mas se diagnósticada a tempo, essa intoxicação é tratável.

Aldicarb

Conhece esse cara? Não? Conhece sim, aposto. Se estivesse escrito no título, “chumbinho”, aposto que você reconheceria. Pois é, esse é o nome do fármaco que é o famoso chumbinho, vendido (ilegalmente) como raticidas nas cidades. Com esse cara o buraco é mais emcima; sua ação tóxica não é no fígado, mas sim à nivél de sistema nervoso central (SNC).

Todos sabem que o sistema nervoso é formado por uma complexa rede de neurônios que interagem através de substâncias químicas, os neuro-transmissores. Um desses neuro-transmissores é conhecido como acetilcolina, e fisiologicamente falando, sua função no organismo é regular este a uma condição que alguns autores chamam de “viva e deixe viver”. Ou seja, tudo na paz, tudo de boa, seu organismo realizando suas funções de maneira equilibrada conforme as necessidades, e blablabla

Então seu querido filhinho sapeca de 4 aninhos, ou seu amado pudu (poddle pra quem não entendeu) vai e come aquela bola de chumbinho que você botou debaixo do fogão para matar ratos. Obviamente, temos um problema nesse momento. A criatura que ingeriu isso então fica apatico, com dificuldades respiratórias além de não conseguir segurar o traseiro o que resulta em diarréia intensa e sem controle, ocorrendo o mesmo com o ato de urinar. A “baba” escorre por sua boca, enquanto começam as convulsões. (não é obrigatório todos esses sintomas acontecerem, assim como outros sintomas não citados podem estar presentes).

Porque isso acontece? Tudo em excesso faz mau certo? Então, “viver” demais também faz mau. Assim como sua mãe te acorda quando você está “vivendo demais” na sua cama após aquela bebedeira fenomenal, a acetilcolina também tem uma mãe, uma enzima conhecida como acetilcolinesterase. Essa enzima degrada a acetilcolina e termina os seus efeitos quimicos no sistema nervoso. O aldicarb faz o que muita gente tem vontade de fazer quando adolescente (que maldade): mata a mãe (em termos: inibe a ação da colinesterase).

Assim, os efeitos da acetilcolina ocorrem excessivamente, e os resultados já foram ditos acima. Em humanos, assim como ocorre por acidente a ingestão do aldicarb, também é comum o uso deste em tentativas de suicidio. Nos animais, ambos os lados ocorrem: o seu cachorro come a isca do rato por acidente, ou aquele seu vizinho mau joga uma carne recheada com chumbinho.

O tratamento é relativamente simples e relativamente barato. No entanto, depende muito da dose ingerida, e principalmente do tempo decorrido após a ingestão do veneno até a chegada ao médico; quanto mais cedo, melhor.

Só ressaltando: o uso de chumbinho como raticidas é ilegal, assim como a sua venda. Não contribua com esse crime.

E aqui nos despedimos de mais um post. Estejam a vontade para elogios, críticas, chingamentos e etc. No mais, beijo na mamãe, no papai, nas crianças, e até a próxima!

Anúncios

31 Responses to A diferença entre remédio e veneno é apenas…

  1. Luh disse:

    acabei de ficar sabendo que minhas cadelas vao morrer pq elas se entopem de chocolate ..
    obrigada senhor claudio.. meu dia jah foi uma bosta e agora mais uma noticia boa..
    😛
    parabens pelo blog.. ta show =)
    beijoss =***

  2. Patricia disse:

    Olá Cláudio, tudo bem?

    Gostei muito do blog. Estava procurando informações sobre como matar ratos sem prejudicar o cachorro que tenho em casa. Acabei encontrando muita coisa interessante. Achei um site que dá umas dicas de remédios caseiros para matar os ratos, como por exemplo: colocar 1 parte de gesso em pó e 3 partes de farinha de trigo.
    Para tornar a mistura mais atraente adicione raspa de queijo, farinha de peixe, etc.
    Ao ingerir o gesso ( sulfato cálcico) o rato sente muita sede, procura água, colocar água nas imediações da mistura.
    Porém ficou uma dúvida: e se o cachorro colocar o rato morto na boca, morto com essa mistura? Tem algum problema?

    Queria te dar uma toque: maldade é com l e não com u como está escrito acima.

    obrigada

    Patricia

  3. Claudio disse:

    hahahahaha, obrigado pelo toque. Esse erro passou até pelo nosso revisor gramatical do blog ;D
    Sobre a sua pergunta, tá ae uma coisa interessante. Nunca li nada a respeito, mas como tudo nesse mundo é possivél né. Ao meu ver, o cachorro SÓ botar o rato na boca, não dá em nada, o problema é se ele comer o rato. O gesso endurecido no intestino do rato poderia funcionar como corpo estranho no intestino do cachorro, o que poderia causar diarréia. Com sorte, sairia sozinho…
    Porque você nâo tenta um raticida anticoagulante? São mais seguros, e existem antidotos em caso de intoxicação por estes. Nomes comerciais: klerat, ratol, rodilon, maki, só escolher (cada um desses raticidas possuem principios ativos diferentes).
    Abraços Patricia

  4. janaina disse:

    claudio um rapaz que vive comigo quase sempre toma remédios em altas doses como antidepressivos.já tomou chumbinho também e ñ foi só uma vez.
    vi ele passar mal com diarréias e vomitos mais só isso.quando falo pras pessoas,elas me dizem que chumbinho ñ mata.
    agora lendo isso fiquei curiosa.será que essa atitude dele hoje pode causar um mal maior daqui a alguns anos?
    abrigada!

  5. janaina disse:

    ahh por favor mande pra mim a resposta pelo e-mail se puder,pq até eu achar esse blog denovo..bjss

  6. Elaine disse:

    meu cão matou um rato com a boca, mas não comeu…é possível ele adquirir leptospirose dessa forma?

  7. Laryssa disse:

    Por favor, responam-me pelo meu e-mail..
    Gostaria de saber se quando um er humano ingere o “veneno do rato” ela dali já morre..
    a baba.. talz.. é só o corpo..
    q não se dá com isso.
    é isso mesmo?
    ou a pessoa sente TUDO?

  8. Juliana disse:

    È verdade que qto maior a qtdade mais ráoido é o efeito do chumbinho? Uma amiga mha diz que chumbinho pode matar seres humanos engerido em alta qtidade sem muita dor… acho que ñ…mas gostaria de saber se isso realmente ocorre.
    Obrigada
    Ahhh, por favor me responda pelo e-mail
    Obrigada

  9. naty disse:

    Obrigagado!!!
    Obrigado pela dica de todos vocês…..
    … Bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    • bel disse:

      oi porque voce pergunta isso ja pensou em se matar ja vi no hospital pessoas que tomam chumbinho sofrem muito uma moça nao morreu nao ficou na uti entubada dias sofreu muito mas sobreviveu eu ja pensei em tomar mas nao queria sofre

  10. Carol disse:

    Quanto tempo um ser humano leva pra chega a óbito dps de engerir veneno de rato “mortein rodasol” (2 saquinhos) ?? e qual os sintomas ele sente, e qto tempo leva mais ou menos dps de enxerigo pra ele ‘desmaiar’ e não sentir mais dor ??

  11. Carol disse:

    Oii.. eu de novo.. rs..
    esse veneno de rato da rodasol.. tem 15 gr cada saquinho.. no total 30 gr.. mata ou não ?? e qto tempo leva até chega a óbito msm.. sofre mto.. se bate.. faz barulho e etc ??? o e-mail que eu dexei na pergunta a cima não existe mais.. rs.. esse do hotmail ta certinho.. eu acho.. mas pode responder por aqui msm.. apesar que eu acho que ja faz tanto tempo que não me responderam mais neh :/ mas enfim.. eu tentei.. e to precisando dessa resposta.. Beijos

  12. JoOH disse:

    Muito grato por suas informações.
    Graças a você, eu consegui as coisas das quais precisava para fazer meu trabalho de escola, e também tomarei mais cuidado com os remédios que tomo.

    Abraços: Jônatas Pereira

  13. CONCEICAO MÍSSIO disse:

    E de suma importançia ser divulgado e orientado as causas de venenos, que prejudica a saude do Homem e da Natureza cada vez mas, nas ecolas.

  14. Bah disse:

    Elaine Disse:
    10 dUTC setembro dUTC 2008 às 12:45 am | Responder

    meu cão matou um rato com a boca, mas não comeu…é possível ele adquirir leptospirose dessa forma?

    Respondendo

    So e possivel se o rato que ele mato estiver com a leptospirose fora isso nao ah perigo nenhum

  15. JOJO disse:

    Boa noite!

    Gostaria muito da ajuda de vocês em esclarecer algumas dúvidas. Tenho uma amiga que tomou o veneno chumbinho granulado, porém foi uma surpresa pra todos, porque ela não transparecia depressão, e muito menos uma pessoa triste. Ela misturou o chumbinho em um iorgut, e tomou, porém não conseguiu por algum motivo tomar o iorgut todo, sobrou um pouco no pote, por isso que percebemos o que ela tinha feito, o marido dela chegou em casa e a encontrou desacordada e com a boca espumando. Levou para o hospital e lá derão um remédio para cortar o efeito do chumbinho, mais não fizeram nenhum lavagem, e foi removida para uma cidade proxima, nesta cidade ela esta no CTI, cedada, estado grave, e agora esta evoluindo uma pneumonia. Caso ela saia dessa você acha que ficará alguma sequela? Como devemos nos relacionar com ela despois do exposto? Os procedimentos médicos foram adequados?
    Me ajuda com informações a respeito deste caso, o marido e o filho dela estão desesperados, e gostaria muito de entender sobre o assunto para ajudar.

    Obrigada.

    Se puder respondam por email tbm.

    • bel disse:

      eu estive internada e la aparedeu uma garota que tomou chumbinho tambem por cauza do namorado ela ficou na uti entubada furaram ela por varios lugares e fizeram lavagem de carvao ativo e ela melhorou e ficou boa sem nenhuma sequela mas quando alguem tenta tirar a vida alguma coisa nao esta bem com certeza ela estava com depressao eu ja pensei nisso mas tenho medo de nao morreer

    • Rozy disse:

      oi aconteceu com minha irma o dela foi no suco o que responderam pra vc aqui meu endereço e rozycruz@hotmail.com obrigada desde ja

  16. Danielle disse:

    Meu cao deu umas lambidas no Klerat! Ele pode morrer por causa disso? Dei leite, ele esta bem.Fiquei preocupada demais!

  17. Nelson disse:

    Fiquei na duvida com uma noticia veiculada recentemente,uma pessoa morreu quase que instantaneamente ao ingerir o tal “chumbinho”.
    Na verdade quanto desse veneno uma pessoa deve ingerir para morrer e em quanto tempo se dará o obito?

  18. Gisele Lima disse:

    Olá! Bom Dia!
    Me chamo Gisele, e a 1 semana atrás tomei 1 pacote inteiro do veneno de rato Rodilon, uns pallets azuis, rosas e simplesmente não me aconteceu nada. Dia antes tinha tomado um pouco de outro tipo de veneno, uns granuladinhos, parece umas ervinhas, e também não me aconteceu nadinha. Apenas fiquei com um gosto amargo na boca, mas a seguir tomei um copo de leite. Será que isso cortou o efeito? Ou esses remédios não tem efeito em pessoas? Estava muito depressiva por causa do meu namorado, terminamos, ele não quis voltar e fiquei desesperada. Passadas 2 semanas estou melhor, mas ainda sem apetite, não consigo me alimentar bem como antes. Não sinto fome. Tenho 1 filhinha de 4 anos e agora entendo a burrada que ia fazer, por uma pessoa que não me respeitou, nem a mim, nem a minha filha. Morávamos juntos por apenas 7 meses, e minha vida se tornou um inferno.Brigas, discussões, ciúmes, grosserias, sem paciência com a menina. Era 1 dia bem e 10 de brigas. Até que tirei as roupas dele e pedi para que se fosse. Depois me arrependi, gosto muito dele, lembrei dos passeios que fazíamos, da companhia, moro só com minha filha, ela passa a maior parte do tempo na casa do pai, e me sinto muito sozinha. Tenho 31 anos e infelizmente não tenho sorte nos meus relacionamentos.Talvez por minha culpa mesmo. Sei que nessa de tomar veneno, liguei pra ele ameaçando, ele foi á em casa, ficou nervoso ao me ver com o veneno na mão, me xingou, me deu uns tabefes, quebrou o ventilador… Uma cena que jamais vou esquecer. Fiquei legando,pertubando-o insistentemente. E ele disse não. A partir de hoje resolvi tomar outra postura, deixá-lo em paz, seguir a vida dele, eu a minha. Comprei um carro pra ele, no meu nome e a única coisa que pedi é que ele transfira o financiamento para outra pessoa. è uma dívida muito grande, o carro não tem seguro… Ele concordou, na boa. É a tud que preciso resolver. No mais, vou sumir, não lgar mais, sair para me divertir com minhas amigas, continuar trabalhando.. Não quero mais pensar essas besterias de morrer. Só queria mesmo uma orientação, o porquê de eu ter tomado uma quantidade grande desses venenos comercias e não ter acontecido nada! Até porque o chumbinho pe difícil de achar na minha cidade.
    Um abraço

  19. Suuh disse:

    Parabens amiga, isso aí ta dando a volta por cima, continua assim que um dia vc vai xegar para sua filha e dizer que hj estou aki do teu lado gracas a deus que por sorte os venenos nao funcionaram e acabei tendo uma nova chance d fica do teu lado filha, pod ter certeza vcs vao ser muito feliz 😀

  20. Punisher disse:

    Bel e Carla pq vcs não se fuder suas piranhas, ou então vão chupar ovo de jumento até ficarem brancos… se matar sematem suas vadias…pulem na frente de um trem

  21. Punisher disse:

    Carol sua puta vc de novo, nessa de se matar, pq? pq vc naum vem chupar minha pirocona branca e gostosa aposto q vc vai mudar de ideia e naum vai mais querer morrer e vai ficar só mamando na minha pica e eu vou gozar na sua boca e vc vai ver q é muito melhor q qualquer veneno pra rato…

  22. carla milan disse:

    oi boa tarde! minha mesturou remedio de arto o que eu faço

  23. Luana disse:

    Quero morre qual remedio que posso tomar?

  24. Mariana mendes disse:

    aaaaaaa eu tou com tanto odiio , meu namorado mee traaiu.
    so que nao foi uma traiçao qualquer ele mim traiu com uma travestiii.
    Comprei chumbinho e vou me encontrar com ele hojhe alguns minutos antes de se encontar com ele eu vou tomaar chumbinho quero morrer na frente delee.
    seem amor a vida nao tem sentido .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: