Sisos!

Hoje, num belo dia do verão carioca, eu retirei meus últimos dois sisos. Como a maioria das pessoas, eu tinha 4 deles (mas é bem tranquilo ter mais ou menos que isso também, segundo recente pesquisa pessoal) e já tinha tirado dois.  Ó alegria, finalmente livre destes monstrengos que não cabiam na minha arcada e ameaçavam meu lindo sorriso :D:D:D

Pois bem, achei engraçadinho descobrir, recentemente apenas, que em inglês os sisos (ou terceiros molares) são chamados de wisdom teeth e que em português um monte de gente chama de ‘dente do juízo’. Isso tudo porque ele só nasce quando a gente já tá mais velhinho, lá entre os 17-24 anos e supostamente somos então mais sábios e ajuizados do que éramos quando crianças.

Em diversos outros idiomas a mesma gracinha é repetida, como no latim (dens sapientiae), alemão (Weisheitszahn), sueco (visdomstand), espanhol (muela del juicio) e mil etc.

Na Bulgária,  ele é chamado de мъдрец (não tenho idéia da fonética disso) e quer dizer homem sábio. Na Turquia, ele é chamado de dente dos vinte anos (20 yaş dişi) e em árabe a tradução literal é ‘o dente da mente’ (ضرس العقل).

Agora, meus favoritos são os nomes coreano Sa-rang-nee, que é algo como o dente do amor, se referindo a essa idade tão passional e dolorosa e o japonês Oyashirazu, que significa desconhecido dos pais, porque tradicional -e preferencialmente- o filho já saiu de casa por essa idade.

Enfim, era só uma curiosidadezinha mesmo. Não me sinto esse tanto todo mais sábia nessa idade, nem percebo um demérito intelectual com a perda dos pobres 4. Mas se tantas culturas pensaram a mesma coisa, deve ter alguma coisa por aí.. em todo caso, eu guardei os meus numa caixinha aqui no quarto 😉

🙂

One Response to Sisos!

  1. Guns disse:

    Ain, migue, relaxa, vou te tranquilizar um pouco…
    Essas línguas européias não pensaram a mesma coisa,
    elas simplesmente devem ter vindo da mesma língua
    indo-européia! XD
    Agora, esses do japão e coreano são até legais, neh! rs.
    Aaaaanyway… nerdices de letras aside, eu amei seu desfecho,
    falando dos dentes na caixinha! 😀

    :**

Deixe um comentário

