Guerrilha x Terrorismo

Como um dos temas mais pops das Relações Internacionais é segurança internacional, vou dedicar meu primeiro post aos queridos terroristas e guerrilheiros do nosso mundo.

Na verdade, busco aqui sanar uma dúvida recorrente: qual a diferença entre esses dois sujeitos? Como nem os especialistas da ONU chegaram a um consenso ou definição final, as argumentações são muito relativas e incompletas.

A primeira diferenciação é a do ponto de vista. Normalmente, o guerrilheiro é assim auto-entitulado, enquanto que o terrorista é de tal forma caracterizado por seus inimigos. Isso porque a idéia da guerrilha envolve um romantismo político bravo e corajoso e a do terrorismo pressupõe uma insanidade agressiva, violenta.

Depois, podemos considerar a estrutura de organização dos grupos. Uma guerrilha teria maior contingente, hierarquia melhor definida e meios mais desenvolvidos de atuação. O terrorismo tenderia à improvisação, aos pequenos grupos e células espalhadas.

Uma outra diferença é que a guerrilha é “um peixe no oceano da população”, ou seja, ela depende dos esconderijos, alimentos, abrigo e todo tipo de suporte popular. Sua arma mais poderosa é o tempo, a resistência que desgasta o inimigo e dá volume à sua causa. O terrorista trabalha mais isolada e anonimamente, atacando os símbolos morais e políticos do inimigo de forma bastante visível e intimidadora.

Por fim, vemos que os guerrilheiros têm uma maior preocupação com a legitimidade de sua causa e atos, por conta da necessidade vital do apoio popular. A opressão e injustiça devem ser combatidas dentro de uma determinada moralidade, com os menores custos sociais possíveis. O terrorista, principalmente os fanáticos religiosos, não se limitam muito por essas questões, já que sua recompensa será divina e em outro mundo.

Mas, no final das contas, ambos são grupos fora do poder do Estado, com ideais políticos e recursos limitados que buscam a sobrevivência e vitória. E viva a rebeldia!

Anúncios

4 Responses to Guerrilha x Terrorismo

  1. geraldo disse:

    Nossa esse site e todo errado !

  2. maurilio borges disse:

    resolveu todas minhas questoes

  3. Ana disse:

    I think this is one of the most significant information
    for me. And i am glad reading your article. But wanna remark on few general things, The site
    style is wonderful, the articles is really great : D.

    Good job, cheers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: